História de Rio Sono

por Interlegis — última modificação 24/04/2023 10h34

Oficialmente a história de Rio Sono começa em 25 de maio de 1982, quando políticos,liderança locais, professores, estudantes e o então Prefeito de Lizarda, Altamir Alves Bezerra e o presidente da Câmara da época, Antonio Nazário de Castro, fizeram um baixo-assinado seguido de 243 nomes, onde pedia a emancipação do então povoado Rio Sono. O processo se deu no ano seguinte, com a lei de n° 9.185 de 14 de maio de 1982.

A cidade de Rio Sono esta localizada ás margens do Rio do Sono e Rio Santa Maria mais conhecido por Rio Perdido, na porção leste do Estado do Tocantins e a uma distânciade 150 km da capital Palmas.
Turismo, a praia Flor do Jalapão é instalada no mês de julho de cada ano a tirolesa é o principal atrativo para seus visitantes, contém barracas que atendem os usuários com alimentação churrasco e bebidas e palco montado para shows nos finais de semana, nesse período acontece o rali das águas. Em 14 de maio comemora o aniversário da cidade com shows e rodeio. A festividade da padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro se comemora 18/27 de junho e 29 de junho encontro das comitivas.